BM&F Bovespa abre concorrência para formador de mercado de opções

Primeira das quatro etapas do programa procura três instituições para dar liquidez às opções das ações de OGX e Itaú Unibanco

Anderson Figo

Publicidade

SÃO PAULO – A BM&F Bovespa colocou nesta segunda-feira (31) em audiência pública as regras para a seleção, credenciamento e atuação do formador de mercado de opções sobre ações de 10 empresas e sobre o Ibovespa. Segundo a bolsa, o programa de concorrência vai ocorrer em quatro etapas.

“Em um primeiro momento, serão selecionadas três instituições para realização da atividade de formador de mercado para opções sobre OGX Petróleo (OGXP3) e sobre Itaú Unibanco (ITUB4); depois na etapa 2 foram eleitas as opções sobre ações da BM&F Bovespa e da Usiminas (USIM3, USIM5); na etapa 3 foram as opções sobre ações do Bradesco (BBDC4) e da Gerdau (GGBR4) e, para a etapa 4, foram escolhidas as opções sobre ações da CSN (CSNA3), PDG (PDGR3) e Cyrela (CYRE3)”, explicou a bolsa em nota.

A BM&F Bovespa informou ainda que os comentários e sugestões da minuta da primeira etapa do programa de concorrência para formador de mercado para opções sobre ações da OGX e do Itaú Unibanco deverão ser enviados até 18 de fevereiro de 2011. Cabe mencionar que cada candidato interessado em participar da concorrência para os dois ativos da etapa 1 deverá enviar duas propostas – uma para as opções sobre OGXP3 e outra para ITUB4.

Continua depois da publicidade

“Serão consideradas vencedoras, para cada objeto da concorrência, as três propostas que indicarem os menores spreads máximos de volatilidade, definido como o percentual calculado a partir da razão entre a volatilidade implícita da oferta de venda e da oferta de compra de cada opção de cada série obrigatória de cada vencimento”, completou a bolsa em nota.