Opere como os antigos traders de Wall Street com os gráficos de Ponto & Figura

Formação gráfica limita os ruídos do mercado e pode ser uma ferramenta muito útil para definir os pontos de stop da estratégia

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Ao abrirem sua plataforma de negociação, os traders estão acostumados a encontrar cinco tipos de gráficos: candle, barra, linha, montanha e algumas disponibilizam configurações especiais para as Ondas de Elliott.

No entanto, nos primórdios de Wall Street, obviamente não existiam computadores capazes de atualizar as informações em tempo real e os traders da época acompanhavam as oscilações com apenas papel e lápis. Limitados, tinham poucas opções.

Os gráficos de linha não continham muitos adeptos, por restringirem diversas informações intradiárias e pelo aspecto pouco ilustrativo. Candles e barras já tinham maior aceitação, mas ilustrar uma gama de, por exemplo, 50 ativos a cada final de pregão era uma tarefa que demandava muito tempo.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para resolver este problema, os traders norte-americanos inventaram o Gráfico de Ponto & Figura (P&F), maximizando tempo, informação diária e design gráfico, pois conseguiam traçar suportes e resistências com maior facilidade em relação às linhas.

Gráfico de Ponto & Figura
Esquecido pelo tempo, tendo em vista o avanço tecnológico, o P&F foi desenvolvido para filtrar o movimento dos preços independente do tempo, ou seja, são gráficos atemporais que se preocupam exclusivamente na relação oferta e demanda do mercado, característica que torna-o especial.

Aqueles traders que utilizam o P&F para operar e deixam de lado os consagrados candles destacam quatro vantagens básicas:

Continua depois da publicidade

Outra característica inusitada do P&F é sua construção. O gráfico é formado basicamente por “X” e “O”. Enquanto os meses são representados por números e letras (1 = janeiro, 2 = fevereiro, 3 = março, …, 9 = setembro, A = outubro, B = novembro e C = dezembro), e as linhas de tendência, suportes e resistências por “+”, como apresentado no gráfico abaixo:

Ativo: Dow Jones
Fonte: StockCharts

Regras e interpretação
Cada alta dos preços do ativo é representada por um “X“, ao passo que uma coluna de X significa que os preços estão subindo. O contrário se diz para ao “O“, que significa que os preços estão em queda. Cada X e O ocupa um Box do gráfico. Para a construção do gráfico, são utilizadas apenas as cotações de máxima e mínima de cada dia.

Identificado o que cada símbolo significa, há a primeira regra a ser obedecida: em uma coluna de X não existem O, e sempre haverá alternância entre as colunas X e O. Para haver a mudança ou continuação da tendência, existe uma segunda regra, relacionada ao movimento dos preços e ao Tamanho do Box.

Para que haja alteração no gráfico, os preços devem ultrapassar um nível pré-estabelecido pelo trader, limite convencionado por Thomas Dorsey em seu livro Point and Figure Charting, um dos maiores especialistas em P&F. As alterações obedecem a seguinte lógica:

Tamanho do Box
Preço do ativo Tamanho do Box
De 0 até 5 0,25
5 até 20 0,50
20 até 100 1,00
100 até 200 2,00
200 até 500 4,00
500 até 1.000 5,00
1.001 até 25.000  50,00 
25.001 para cima 500,00
Fonte: Point and Figure Charting e StockCharts

Com isso, em um movimento de alta, por exemplo, só se marca um novo X quando o preço subir mais do que o valor configurado no Box, assim como no caso de baixa, onde marca-se um novo O quando o preço recuar mais do que o valor do Box.

E para haver uma mudança de coluna, ou seja, uma reversão da tendência vigente, os preços devem obedecer à regra de Soma de Reversão. A Soma de Reversão é o resultado da multiplicação entre o Nível de Reversão (geralmente em 3 Boxes) e o Tamanho do Box.

Obedecendo a lógica descrita, se estamos operando o Ibovespa (Nível de reversão = 3 e Tamanho do Box = 500 pontos) e a tendência vigente é de alta (coluna de X), o preço precisa recuar 1.500 pontos para que uma coluna de O seja criada, e vice-versa.

Ativo: Ibovespa
Fonte: StockCharts

Sinais gráficos

                                

O sinal de compra é dado quando o preço ultrapassa a coluna X anterior, no nosso caso, o nível de resistência em $ 18,00. Ao passo que o rompimento de uma coluna anterior de O representa um sinal de venda (perda do suporte em $ 11,00).

A união entre as linhas de tendência de alta e as linhas de tendência de baixa sugere a formação de triângulos, que também podem ser operados pelos traders através do P&F.

Conclusão
A facilidade em identificar os pontos relevantes de suporte e resistência, como para traçar as linhas de tendência sem a presença dos ruídos do mercado, é o maior atrativo do P&F, que pode ser uma boa ferramenta de auxílio para os swing-traders, por exemplo. Entretanto, a dificuldade de se encontrar este tipo de gráfico nas atuais plataformas de negociação limita a utilidade do P&F.

Por fim, como em qualquer instrumental de análise técnica, o P&F deve ser devidamente configurado para não haver uma interpretação distorcida e auxiliado por um bom stop loss, que tem sua locação facilitada em função dos pontos de suporte e resistência.