Encontre pontos de compra e venda com os canais de Keltner

Envelope de volatilidade ajuda o trader a identificar as regiões sobrecompradas e sobrevendidas do mercado com mais precisão

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Além do uso de indicadores técnicos e linhas de tendência, os traders costumam incluir no seu setup gráfico os envelopes de volatilidade, com objetivo primário de traçar níveis móveis de suporte e resistência, além de parametrizar no gráfico as regiões sobrevendidas e sobrecompradas, respectivamente.

Grande parte dos envelopes disponíveis nas plataformas de negociação é baseada no movimento das médias móveis. As clássicas Bandas de Bollinger, por exemplo, são compostas por uma banda central – representada por uma média móvel – e duas bandas paralelas, calculadas a partir do desvio padrão da banda central, a fim de estipular uma medida de dispersão e identificar o nível de volatilidade do ativo alvo.

Existem também outros tipos de envelopes, cujas bandas superiores e inferiores são calculadas ante a soma ou subtração, respectivamente, da banda central a um percentual. Por exemplo, muitos traders que operam no intraday utilizam a média móvel de 21 períodos como base e um percentual de 3%.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

*Gráfico de 60 minutos

Além de todos estes, famosos entre os traders brasileiros, existe um envelope que não alcançou tal fama por aqui, mas nos Estados Unidos e Europa é muito utilizado para identificar níveis de sobrecompra e sobrevenda dos ativos – os canais de Keltner.

Canais de Keltner
Os canais de Keltner, ou simplesmente Keltner, foram criados por Chester W. Keltner em meados de 1960 e divulgados ao público pelo livro How To Make Money in Commodities, no qual o trader, que operava no mercado de grãos de Chicago, explica sua concepção.

Continua depois da publicidade

Em sua obra, Keltner descreve a funcionalidade dos canais com base na média móvel simples do Preço Típico (PT) de 10 períodos. Ou seja, para elaborar a linha central (base do canal), retira-se a média móvel do PT (Máxima+Mínima+Fechamento/3) das últimas 10 observações.

Com esta informação, a banda superior é formada através da soma entre a linha central e a média de 10 períodos entre a máxima e a mínima (range do candle). Ao passo que a linha inferior corresponde à subtração.

Revolucionando o método
A fórmula simples elaborada por Keltner foi aperfeiçoada na década de 1980 pela famosa trader norte-americana de contratos futuros Linda Bradford Raschke, que apresentou uma nova versão baseada nas oscilações da média móvel exponencial e do ATR (Average True Range).

Neste formato, a linha central é uma média móvel exponencial, usualmente de 20 períodos, de modo que a banda superior e inferior são definidas pelo ATR (geralmente de 10 períodos) ajustado em 2 períodos, que serve como uma espécie de desvio-padrão.

Por meio deste ajuste, as bandas dos canais de Keltner se movimentarão conforme a volatilidade dos candles e serão menos sensíveis às oscilações dos preços em relação às Bandas de Bollinger, como mostra o gráfico comparativo entre os dois envelopes:

*Linha pontilhada vermelha: Bandas de Bollinger de 10 dias com desvio padrão de 2 períodos
**Linha pontilhada azul: Canais de Keltner de 10 dias com desvio de 2 ATR
***Linha vermelha: média móvel simples de 10 dias
****Linha azul: média móvel exponencial de 10 dias

Utilizando no day trade
Um dos adeptos do envelope de Keltner é o professor do Seu Consultor Financeiro, Leandro Martins, que desenvolveu um método para identificar regiões de compra e venda para os papéis preferenciais classe A da Vale (VALE5) e para os papéis preferenciais da Petrobras (PETR4) em operações de day trade, dada a liquidez dos ativos.

Segundo Martins, os canais de Keltner são menos sensíveis em relação às Bandas de Bollinger, como demonstrado acima, fato que limita a presença de sinais falsos de compra e venda.

“Tal ferramenta foi justamente o que eu procurei por algum tempo em minhas operações de day trade, onde tenho uma ótima indicação se o preço está barato ou caro”, afirma Martins. O exemplo confirma sua afirmação:

Mas como todo indicador técnico, o trader deve encontrar a sua calibragem conforme sua periodicidade de investimento e realizar testes para verificar se a ferramenta proporcionará maior previsibilidade nos trades.