Guia do Consorcio

Quem é quem no setor

Equipe InfoMoney

Publicidade

Para ajudá-lo a entender melhor o papel de cada um dos participantes do setor veja abaixo:

Atua como órgão normatizador, isto é, publicando normas e regras para o setor, assim como órgão fiscalizador do setor. As administradoras de consórcio são obrigadas a manter em local visível de fácil acesso o telefone da Central de Atendimento ao Público do Banco Central (0800 992345), inclusive o endereço do site na internet, http://www.bcb.gov.br/, para acesso a informações sobre as empresas autorizadas pela instituição a constituir grupos de consórcios.

O termo usado para se referir à empresa que organiza e administra os grupos de consórcio para compra de bens e serviços turísticos. Para atuar no Sistema de Consórcios é obrigatória a autorização concedida pelo Banco Central do Brasil. Caso queira obter informações sobre alguma das administradoras, você pode recorrer à ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), através do site http://www.abac.org.br.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Existem basicamente duas entidades de classe representando as administradoras de consórcios no Brasil: a ABAC, Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios e o SINAC, Sindicato Nacional dos Administradores de Consórcio.

Ambas foram fundadas no final da década de 60 e têm como objetivo aperfeiçoar as normas e os mecanismos do setor, dentre as iniciativas das duas entidades está a criação de um serviço de atendimento ao consorciado destinado a prestar informações sobre a sistemática do consórcio, a idoneidade de empresas, além de buscar soluções para casos concretos.

Veja também:

Continua depois da publicidade