Em educacao / guias

Bandeira e flâmula sinalizam patamar para sair ou entrar no mercado

Investidor pode prever próxima tendência com base em um dos padrões de continuação mais interessantes da análise técnica

SÃO PAULO - Ao alocar seu capital no mercado de ações, a expectativa inicial do investidor é de embolsar lucros com o papel, independente se for uma estratégia de longo ou curto prazo.

Porém, um avanço repentino ou uma queda brusca do ativo, sustentada por um forte volume, pode suscitar dúvidas quanto à manutenção da posição.

Este tipo de movimento, facilmente verificado via análise técnica, faz surgir um dos padrões de continuação mais interessantes do instrumental: a bandeira e a flâmula.

Características do padrão
As bandeiras e flâmulas aparecem fundamentalmente em tendências fortes de alta ou de baixa, acompanhadas por um expressivo volume, como ressalta a equipe da Leandro.Stormer.

Após o significativo movimento, a tendência esbarra em um período de congestão, onde o investidor deverá monitorar o racional de sua estratégia, já que este patamar será decisivo para o viés do ativo.

Caso a acumulação detenha formato de retângulo, está caracterizada uma bandeira, enquanto uma formação triangular pode ser considerada uma flâmula.

O fim do padrão é declarado quando o ativo consegue romper a congestão, com objetivo semelhante à extensão do mastro, representado pela linha azul. Ou seja, se os preços subiram ou recuaram 10% no primeiro momento, o ativo deverá movimentar-se nesta mesma proporção após a congestão, como exemplificado pela linha preta das figuras.

Pontos importantes
Os analistas da Leandro.Stormer lembram que, que quanto mais vertical for o mastro, maior será a força do padrão. Também é importante prestar atenção ao movimento subseqüente da congestão. Se for procedido por um fraco volume, a formação dever ser colocada em xeque.

Apesar da ressalva, as estimativas da equipe apontam que as bandeiras e flâmulas têm um percentual de 90% de acerto como padrão de continuação, uma grande probabilidade de concretizar o movimento após romper a congestão.

Por ser de curto prazo, estima-se que o padrão de continuação dure entre uma a doze semanas, já que, a partir daí, a bandeira ou flâmula pode ser considerada como retângulo ou triângulo simétrico, respectivamente.

 

Contato