Em busca da tendência do mercado? Padrões gráficos indicam próximos passos

Entre a gama de comportamentos existentes, O-C-O desponta como um dos mais observados pelos analistas técnicos

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Na procura de parâmetros para aplicar, o investidor pode recorrer à análise técnica para identificar uma possível tendência do comportamento dos ativos e garimpar novas posições.
Uma ferramenta muito utilizada pelos grafistas para otimizar a eficiência desta busca por oportunidades no mercado são os padrões dos gráficos, ou seja, certas figuras que apresentaram formações semelhantes ao longo do tempo. Segundo consta, caso identificado um padrão, a probabilidade de ocorrência do mesmo se torna grande e o investidor tem uma “bússola” para o próximo movimento do ativo analisado.
Teoricamente, existem dois tipos de padrões: continuação e reversão. O padrão de continuação sinaliza que a tendência recorrente tem grande probabilidade de manutenção, enquanto os padrões de reversão indicam que a trajetória vigente está “perdendo força”, sinalizando uma mudança de comportamento.
Entre os padrões de reversão já verificados, um dos mais conhecidos entre os analistas técnicos é o padrão O-C-O, o famoso Ombro-Cabeça-Ombro. O nome pitoresco advém do padrão, cuja figura aparentemente lembra os ombros e a cabeça de uma pessoa.

Características

Segundo a equipe da Leandro.Stormer, esse padrão tem início quando o mercado está em tendência de alta e sofre uma leve correção durante o caminho, caracterizando o primeiro ombro.
Em seguida da queda, o ativo forma um canal de alta, e encerra o movimento em um topo mais alto do que o primeiro, formando a cabeça do O-C-O.
Após esse novo topo, o mercado volta a cair e faz um fundo em linha com o primeiro ombro. A partir daí, “já podemos desconfiar que se trata de um O-C-O”, ressaltam os analistas da Leandro.Stormer.
Diante ao padrão praticamente formado, traça-se uma linha de suporte ligando os dois fundos dos ombros, denominada linha do pescoço. A confirmação do padrão se dá com a penetração desta linha, encadeada por um recuo e um teste no suporte do padrão.
Após a aparente retomada do otimismo, é que será verificada a derrocada do mercado, com objetivo mínimo entre a linha do pescoço e a cabeça, verificado pela linha cinza da figura.

align="right"

O-C-O invertido

Este padrão se assemelha com o O-C-O tradicional, porém a cabeça se forma no fundo da figura e os ombros nos topos, sinalizando a probabilidade de reversão da tendência de baixa para alta.
Os objetivos são os mesmo. Segundo a equipe da Leandro.Stormer, o ativo vem de uma tendência de queda forte, faz um fundo e se recupera, caracterizando o primeiro ombro. Após a alta, recua consideravelmente e forma a cabeça da figura. A partir desta região, sobe até a linha do primeiro ombro, onde sofre uma correção e forma o segundo ombro. Diante a clara formação, já se pode definir a linha do pescoço.
Acima desta resistência, haverá uma formação de alta seguida de um pull back, onde o ativo pegará impulso e engatará uma nova tendência de alta.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

align="right"