Economia europeia

Zona do Euro: índice de preços ao produtor dispara 36,8% em março, acima das expectativas

Sem os preços de energia — mais voláteis e afetados pela guerra entre Rússia e Ucrânia —, PPI da região subiu 13,6% na comparação com março de 2021

Por  Estadão Conteúdo -

O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da Zona do Euro saltou 36,8% em março na comparação anual, uma aceleração em relação à alta de 31,4% registrada em fevereiro, segundo divulgados nesta terça-feira (3) pela Eurostat.

O resultado superou a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam alta de 36%, com o indicador pressionado pela guerra na Ucrânia (pois os países europeus são grandes consumidores de energia da Rússia).

O PPI do bloco europeu avançou 5,3% em março na comparação com fevereiro (a projeção do mercado era de uma alta menor, de 4,9%).

Excluindo-se os preços de energia — mais voláteis e influenciados pela guerra entre Rússia e Ucrânia —, o PPI da zona do euro subiu 2,1% em março ante fevereiro e 13,6% na comparação com março de 2021.

Desemprego na Europa

Já a taxa de desemprego da Zona do Euro caiu de 6,9% em fevereiro para 6,8 em março, segundo dados com ajustes sazonais divulgados pela Eurostat, a agência oficial de estatísticas da União Europeia.

O resultado de março veio em linha com a expectativa de analistas consultados pelo jornal The Wall Street Journal, e o  de fevereiro foi revisado para cima (de 6,8% para 6,9%).

A Eurostat estima que havia 11,274 milhões de desempregados na zona do euro em março, um recuo de 76 mil pessoas em relação a fevereiro.

PMI do Reino Unido

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial do Reino Unido subiu de 55,2 em março para 55,8 em abril, segundo dados finais publicados pela S&P Global em parceria com a CIPS.

A leitura definitiva superou a estimativa preliminar de abril e a previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de 55,3 em ambos os casos.

Valores acima de 50 indicam que o setor manufatureiro britânico se expandiu em ritmo mais forte.

Ainda não investe no exterior? Estrategista da XP dá aula gratuita sobre como virar sócio das maiores empresas do mundo, direto do seu celular – e sem falar inglês

Compartilhe