Zona do euro: taxa anual de preços ao produtor acelera para 12,1% em julho e supera expectativas

A aceleração do PPI ajuda a reavivar temores de que pressões inflacionárias forcem o BCE a rever sua postura acomodatícia

Estadão Conteúdo

(Getty Images)

Publicidade

O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da zona do euro subiu 12,1% em julho ante igual mês do ano passado, ganhando significativa força ante o ganho anual de 10,2% observado em junho, segundo dados publicados nesta quinta-feira pela Eurostat, como é conhecida a agência oficial de estatísticas da União Europeia. O resultado de julho superou a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam alta de 11%.

A aceleração do PPI ajuda a reavivar temores de que pressões inflacionárias forcem o Banco Central Europeu (BCE) a rever sua postura acomodatícia na política monetária. Em relação a junho, o PPI do bloco teve alta de 2,3% em julho, bem maior do que o aumento de 1,3% projetado pelo mercado.

Excluindo-se os preços de energia, que tendem a ser voláteis, o PPI da zona do euro subiu 1% em julho ante junho e registrou aumento de 6,7% no confronto anual.

Continua depois da publicidade

Para entender como operar na bolsa através da análise técnica, inscreva-se no curso gratuito A Hora da Ação, com André Moraes.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.