Yellen: Rússia está cada vez mais em ilha econômica e pode sofrer mais sanções

Segundo secretária do Tesouro dos Estados Unidos, o intuito é "responsabilizar o presidente Putin por suas ações ilegais e imorais"

Estadão Conteúdo

Publicidade

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, afirmou nesta quarta-feira que a Rússia está cada vez mais em uma ilha econômica, e que se, o presidente Vladimir Putin seguir com sua postura atual em relação ao conflito na Ucrânia, Washington e seus aliados irão seguir impondo “severos custos” ao país.

Em discurso na Universidade de Illinois, a secretária apontou que cerca de 80% dos ativos de bancos russos já estão afetados por algum tipo de restrição imposta pelo Tesouro.

Além disso, o governo norte-americano junto de seus aliados imobilizou metade dos ativos no banco central da Rússia, segundo Yellen.

Continua depois da publicidade

“Também priorizamos perseguir oligarcas ou elites russas que são fundamentais para o poder corrupto do presidente Putin. Sancionamos muitos desses indivíduos e estamos trabalhando com colegas do Departamento de Justiça e nossos aliados internacionais para descobrir, congelar e confiscar suas riquezas em todo o mundo”, afirmou a secretária.

Segundo Yellen, o intuito é “responsabilizar o presidente Putin por suas ações ilegais e imorais”.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.