China e EUA

Xi e Biden conversam por telefone e falam em “trabalhar juntos”

Essa foi a primeira ligação entre os dois desde janeiro

(ANSA) – Os presidentes da China, Xi Jinping, e dos Estados Unidos, Joe Biden, conversaram na manhã da última quinta-feira (9), em seu primeiro contato telefônico desde o fim de janeiro.

Segundo a agência oficial chinesa Xinhua, Xi expressou que a política americana provocou “graves dificuldades nas relações bilaterais” e que “o mundo inteiro se beneficia” quando as duas potências “trabalham juntas”.

“Ambos os países e o mundo inteiro vão sofrer se China e Estados Unidos se enfrentarem”, acrescentou Xi, de acordo com o relato da Xinhua. Já a Casa Branca declarou que os dois presidentes reconheceram a responsabilidade de “ambas as nações para assegurar que a concorrência não se transforme em conflito”.

O governo americano definiu a conversa como “uma ampla discussão estratégica” que faz parte dos esforços de Biden para “administrar de modo responsável a competição” entre EUA e China.

Essa também foi a primeira conversa entre os presidentes após a reconquista do Afeganistão pelo Talibã, mas os comunicados oficiais não mencionam o país asiático.

A China já ensaiou um reconhecimento ao governo do grupo fundamentalista islâmico, que voltou ao poder após a retirada das tropas dos EUA e da Otan.

Conheça o plano de ação da XP para você transformar os desafios de 2022 em oportunidades de investimento.