Vendas varejistas na zona do euro crescem 1% em julho, dentro do esperado

Volume do comércio varejista havia caído 0,4 % em junho; na comparação com julho de 2023, o índice de vendas recuou 0,1% na área do euro e aumentou 0,4% na UE

Roberto de Lira

Mercado em Nantes, na França - 01/02/2024  (Foto: Stephane Mahe/Reuters)
Mercado em Nantes, na França - 01/02/2024 (Foto: Stephane Mahe/Reuters)

Publicidade

O volume de vendas no varejo nos países da zona do euro cresceu 0,1% em julho na comparação com junho, segundo estimativas divulgadas nesta quinta-feira (5) pelo Eurostat, o serviço de estatísticas da União Europeia. No bloco da UE como um todo, a evolução das vendas foi de 0,2%.

Em junho, o volume do comércio varejista havia caído 0,4 % tanto na área do euro como na UE.

Na comparação com julho de 2023, o índice de vendas recuou 0,1% na área do euro e aumentou 0,4% na UE.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

O consenso LSEG de analistas esperava alta de 0,1% nas vendas na zona do euro em julho tanto na comparação mensal como na anual.

Na comparação mensal, as vendas cresceram 0,4% nas lojas de alimentos, bebidas e tabaco, subiram 0,1% nos produtos não alimentares (excluindo combustível automotivo) e recuaram 0,1% no comércio de combustíveis em lojas especializadas.

Entre os Estados-membros com dados já disponíveis, os maiores aumentos mensais no volume total do comércio varejista ocorreram na Croácia (+2,9%), na Áustria e na Eslováquia (ambos com +1,8%) e na Eslovênia (+1,6%). As maiores diminuições foram observadas em Luxemburgo (-2,1%), na Romênia (-1,8%) e no Chipre (-1,1%).