Vendas pendentes de moradias nos EUA aumentam pelo terceiro mês consecutivo

O índice de vendas pendentes de moradias subiu 1,4% no mês passado

Reuters

Anúncios de casas para venda em York County, EUA
29/02/2020. REUTERS/Lucas Jackson/File Photo
Anúncios de casas para venda em York County, EUA 29/02/2020. REUTERS/Lucas Jackson/File Photo

Publicidade

WASHINGTON, 19 Mai (Reuters) – Os ⁠contratos de compra de residências ⁠usadas nos Estados Unidos aumentaram pelo terceiro ‌mês consecutivo em abril, provavelmente devido a um recuo nas taxas de hipoteca que ‌levaram os compradores de volta ao mercado.

O índice de vendas pendentes de moradias subiu 1,4% no mês passado, para 74,8, informou a Associação Nacional de Corretores de Imóveis nesta ⁠terça-feira. ‌Economistas consultados pela Reuters previam que os ⁠contratos, que se tornam vendas depois de um ou dois meses, aumentariam 1,0%.

A popular taxa de hipoteca fixa de 30 anos saltou para uma média de 6,46% ​no início de abril, segundo dados da agência de financiamento hipotecário Freddie Mac, uma ​vez que a guerra dos EUA e Israel com o Irã impulsionou os preços do petróleo e os rendimentos dos Treasuries.

A taxa, que acompanha os rendimentos dos Treasuries, ‌havia caído para 5,98% na ​véspera do conflito, em meio à expansão das compras de títulos lastreados em hipotecas pela Freddie Mac e pela ⁠Fannie Mae. ​Sua média ​era de 6,30% no final de abril.

‘Os compradores estão saindo ⁠com um otimismo cauteloso, ​apesar da crescente incerteza econômica e de um ligeiro aumento nas taxas de hipoteca’, disse Lawrence ​Yun, economista-chefe da associação. ‘A demanda será facilmente ainda maior quando as taxas hipotecárias ​recuarem para ⁠os níveis do início do ano.’

O mercado imobiliário permaneceu com ⁠o pé atrás este ano, prejudicado por custos de empréstimos mais altos, tarifas sobre produtos importados, incluindo madeira, bem como estoques ainda apertados e preços elevados de imóveis.

Continua depois da publicidade

Tópicos relacionados