Vendas no varejo dos EUA têm queda inesperada em maio

Queda foi de 0,3% em maio frente abril, contrariando a previsão de alta de 0,1% dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal.

Equipe InfoMoney

Publicidade

As vendas no varejo registraram queda de 0,3% em maio, na comparação com abril, a US$ 672,9 bilhões, após ajustes sazonais, informou nesta quarta-feira, 15, o Departamento do Comércio. O resultado contrariou a previsão de alta de 0,1% dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal.

O resultado de abril foi revisto para uma alta de 0,7% frente ao mês anterior, de um avanço de 0,9% antes informado.

As vendas caíram uma vez que as compras de veículos a motor diminuíram em meio à escassez e os preços recordes da gasolina impedira gastos em outros bens.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O preço médio nacional da gasolina saltou para um recorde histórico de 4,439 dólares por galão em maio, de acordo com dados da Administração de Informação de Energia dos EUA.

O declínio nas vendas no varejo também refletiu uma rotação gradual dos gastos de bens para serviços. As vendas no varejo são na maioria de bens, e não são ajustadas pela inflação. Os bares e restaurantes são a única categoria de serviços no relatório.

Os preços anuais ao consumidor tiveram o maior aumento em quase 40 anos e meio em maio. Com a inflação corroendo os ganhos salariais, os consumidores estão se voltando para a poupança, acumulada durante a pandemia de Covid-19, e assumindo dívidas para manter os gastos.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

As vendas no varejo devem permanecer fracas uma vez que o Federal Reserve aperta agressivamente a política monetária para esfriar a demanda e reduzir a inflação de volta à sua meta de 2%

O banco central dos EUA deve aumentar sua taxa de juros nesta quarta-feira pela terceira vez este ano, com um aumento de 0,75 ponto percentual visto como provável.

Excluindo automóveis, gasolina, materiais de construção e serviços de alimentação, as vendas no varejo permaneceram inalteradas em maio.

*Com informações da Dow Jones Newswires, Reuters e Estadão Conteúdo

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.