Vendas do varejo caem 1,0% em janeiro ante dezembro, abaixo do esperado pelo mercado

Na comparação com janeiro de 2019, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 1,3% em janeiro de 2020

Estadão Conteúdo

Publicidade

As vendas do comércio varejista caíram 1,0% em janeiro ante dezembro, na série com ajuste sazonal, informou nesta terça-feira, 24, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda foi maior que a mediana das estimativas, negativa em 0,4%, ficando perto do piso do intervalo das previsões dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde uma baixa de 1,30% a avanço de 0,50%.

Na comparação com janeiro de 2019, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 1,3% em janeiro de 2020. Nesse confronto, as projeções iam de uma elevação de 1,10% a 4,10%, com mediana positiva de 2,70%.

As vendas do varejo restrito acumulam crescimento de 1,3% no ano de 2020.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A taxa em 12 meses ficou positiva em 1,8%.

Varejo ampliado

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas subiram 0,6% em janeiro ante dezembro, na série com ajuste sazonal. O resultado veio melhor que a mediana das estimativas, negativa em 0,5%, dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, e dentro do intervalo das previsões, de um recuo de 2,10% a alta de 1,60%.

Continua depois da publicidade

Na comparação com janeiro de 2019, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 3,5% em janeiro de 2020. Nesse confronto, as projeções variavam de uma redução de 1,10% a avanço de 5,10%, com mediana positiva de 1,70%.

As vendas do comércio varejista ampliado acumulam alta de 3,5% no ano e avanço de 3,9% em 12 meses.

Média móvel trimestral

O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito teve queda de 0,4% em janeiro, divulgou o IBGE.

No varejo ampliado, o índice de média móvel trimestral das vendas registrou recuo de 0,3% em janeiro.

Aproveite as oportunidades para fazer seu dinheiro render mais: abra uma conta na Clear com taxa zero para corretagem de ações.