Mais tarifação

União Europeia estuda tarifas sobre produtos dos EUA em disputa comercial

Medida seria em retaliação a impostos do governo norte-americano sobre aço e alumínio importados

“Shutterstock”

(Bloomberg) — A União Europeia planeja impor tarifas sobre isqueiros e acessórios de plástico dos Estados Unidos em retaliação a impostos do governo norte-americano sobre aço e alumínio importados, segundo autoridades da UE.

A UE pretende aplicar uma tarifa de 20% para isqueiros e uma taxa de 7% para acessórios de plástico para móveis em resposta a uma decisão dos EUA em fevereiro de ampliar o escopo de tarifas sobre metais introduzidas em 2018 por razões de segurança nacional, disseram as autoridades sob condição de anonimato.

O escopo mais amplo das tarifas afeta cerca de 40 milhões de euros (US$ 43 milhões) das exportações europeias para o mercado dos EUA, segundo autoridades da UE.

PUBLICIDADE

As tarifas europeias devem ser aprovadas na segunda-feira e entrarão em vigor em 8 de maio. O atraso para a entrada em vigor tem como objetivo dar oportunidade para que o governo dos EUA reconsidere a decisão de fevereiro, disseram as autoridades.

Em uma parte relacionada da decisão planejada da UE, baralhos de cartas fabricados nos EUA, que já estão sujeitos a uma tarifa de 10% sob as medidas de retaliação de meados de 2018 da UE, teriam de pagar uma taxa extra de 4,4% a partir de fevereiro de 2023, segundo as autoridades.

A UE busca preservar seus direitos de retaliação sob as regras da Organização Mundial do Comércio. Há dois meses, os EUA estenderam uma tarifa de 25% sobre importações de aço e um imposto de 10% sobre o alumínio estrangeiro para produtos derivados.

Em junho de 2018, a UE estabeleceu uma tarifa de 25% sobre as importações de uma variedade de produtos norte-americanos avaliados em 2,8 bilhões de euros, incluindo motocicletas Harley-Davidson, jeans Levi Strauss e uísque bourbon como retaliação às tarifas americanas sobre metais. Ao mesmo tempo, a UE aplicou uma tarifa de 10% sobre baralhos de cartas dos EUA.

Aprendizados em tempos de crise: uma série especial do Stock Pickers com as lições dos principais nomes do mercado de ações. Assista – é de graça!