UE ofereceu tarifa zero para produtos industriais aos EUA, diz von der Leyen

"Preferimos uma solução negociada", disse presidente da Comissão Europeia

Paulo Barros Agências de notícias

Publicidade

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (7) que a União Europeia (UE) está pronta para negociar um bom acordo com os Estados Unidos, e que ofereceu a criação de uma zona de livre comércio para produtos industriais entre o bloco e os americanos.

“Estamos prontos para negociar com os EUA. De fato, oferecemos tarifas zero por zero para produtos industriais, como fizemos com sucesso com muitos outros parceiros comerciais”, disse von der Leyen, da UE.

Ela ressaltou, porém, que a UE pode tomar medidas contrária, a depender dos desdobramentos das conversas.

Aproveite a alta da Bolsa!

“Preferimos uma solução negociada, mas estamos preparando retaliação, se preciso”, disse ela, ao mencionar que diferentes instrumentos de retaliação “estão na mesa”.

Segundo a presidente da Comissão Europeia, a UE focará nos 83% do comércio mundial disponível, que não envolvem os Estados Unidos, e que uma força-tarefa de vigilância de importações será criada.

(com Estadão Conteúdo e Reuters)

Paulo Barros

Jornalista, editor de Hard News no InfoMoney. Escreve principalmente sobre economia e investimentos, além de internacional (correspondente baseado em Lisboa)