UE diz que condições para acordo comercial com Mercosul não foram atendidas

Vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Maros Sefcovic, deu declarações contrárias ao acordo em meio a protestos de agricultores em vários países europeus nos último dias

Reuters

(Getty Images Plus)

Publicidade

Estrasburgo (Reuters) – As condições que permitiriam à União Europeia concluir um acordo comercial com o Mercosul não foram atendidas, disse o vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Maros Sefcovic, nesta quarta-feira (7).

“A avaliação da Comissão é que as condições para a conclusão do acordo com o Mercosul não foram atendidas”, disse Sefcovic ao Parlamento Europeu.

O planejado acordo de livre comércio passou por uma análise política minuciosa nas últimas semanas, em meio a protestos em vários países europeus de agricultores que dizem estar sendo prejudicados por importações baratas de países que não respeitam os altos padrões ambientais do continente.

Continua depois da publicidade

O acordo entre o Mercosul e a União Europeia estabelece uma série de medidas para facilitar o comércio entre os dois blocos, como a eliminação do Imposto de Importação será eliminado para mais de 90% dos bens comercializados entre os países dos dois blocos, após um período de transição.

Embora não seja um tratado de livre comércio, ele prevê regras que devem tornar mais dinâmico o diálogo político e institucional entre as duas partes.