Produção industrial na zona do euro avança 0,6% em março, acima do esperado

A queda da atividade industrial em 12 meses foi suavizada, dos -6,3% de fevereiro para -1,0% em março; a alta em março foi puxada pela produção de bens de capital, que avançou 1,0%

Roberto de Lira

Fábrica da Knaus-Tabbert AG em Jandelsbrunn, na Alemanha (Reuters/Andreas Gebert)

Publicidade

A produção industrial da zona do euro aumentou 0,6% na em março de 2024 ante fevereiro, taxa um pouco menos que o 1,0% de alta captado no mês anterior, conforme as primeiras estimativas do Eurostat, o escritório estatístico da União Europeia, divulgadas nesta quarta-feira (15). A queda da atividade industrial em 12 meses foi suavizada, dos -6,3% de fevereiro para -1,0 em março.

Os dados vieram acima do esperado pelo consenso LSEG de analistas, que previa avanço de 0,6% na comparação com fevereiro e queda de 1,2% ante março de 2023.

A produção industrial em todo o bloco da União Europeia avançou 0,2% na comparação mensal e caiu 1% na leitura anualizada.

Continua depois da publicidade

Em março, a produção industrial na zona do euro cresceu 1,0% no segmento de bens de capital, mas caiu 0,5% nos bens intermediários, recuou 0,9% em energia e encolheu 1,1% nos bens de consumo duráveis. Também foi registrada queda de 2,7% nos bens de consumo não-duráveis.