Consequências da guerra

Ucrânia tenta restaurar energia para o inverno após maiores ataques russos contra infraestrutura

Ucrânia diz que os ataques destinados a causar miséria civil são um crime de guerra.

Por  Reuters -

KIEV (Reuters) – Milhões de ucranianos ainda estavam sem aquecimento ou energia nesta sexta-feira após os ataques aéreos russos mais devastadores à rede de energia da Ucrânia até agora, com moradores alertados para se prepararem para novos ataques e estocarem água, comida e roupas quentes.

Moscou diz que os ataques à infraestrutura básica da Ucrânia são militarmente legítimos e que Kiev pode acabar com o sofrimento de seu povo se ceder às exigências russas. A Ucrânia diz que os ataques destinados a causar miséria civil são um crime de guerra.

“Juntos, suportamos nove meses de guerra em grande escala e a Rússia não encontrou uma maneira de nos quebrar, e não encontrará uma”, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, em um discurso durante a noite.

A Rússia tem atingido a rede de energia ucraniana distante das linhas de frente da guerra com mísseis de longo alcance cerca de uma vez por semana desde o início de outubro.

Masterclass
As Ações mais Promissoras da Bolsa
Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

Os ataques de quarta-feira causaram os piores danos até agora, deixando milhões de pessoas sem luz, água ou aquecimento, mesmo com as temperaturas em todo o país caindo abaixo de zero.

Quase 48 horas após os ataques, a operadora da rede nacional Ukrenergo disse que o sistema de energia ainda estava 30% aquém de atender à demanda.

As três usinas nucleares em território sob controle ucraniano agora estão funcionando, disse, dois dias depois que os ataques forçaram a Ucrânia a desligá-las pela primeira vez em 40 anos, criando o que Kiev chamou de risco de catástrofe nuclear.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Zelenskiy também acusou a Rússia de bombardear Kherson, a cidade do sul da Ucrânia que tropas russas abandonaram no início deste mês. Sete pessoas morreram e 21 ficaram feridas em um ataque russo na quinta-feira, disseram autoridades locais.

A Rússia insiste que não mira civis na “operação militar especial” lançada no final de fevereiro. Autoridades internacionais de direitos humanos dizem que é difícil conciliar o posicionamento com os ataques em todo o país à infraestrutura civil.

(Reportagem de Pavel Polityuk e Tom Balmforth; reportagem adicional de Stefaniia Bern, Ronald Popeski e redação da Reuters)

Compartilhe