Trump não se importou que invasores do Capitólio estavam armados e tentou dirigir limusine

Então presidente expressou raiva com o Serviço Secreto, encarregado de proteger o presidente e que estava usando detectores de metal

Reuters

Donald Trump (Foto: Casa Branca/Shealah Craighead)

Publicidade

WASHINGTON (Reuters) – O então presidente dos Estados Unidos Donald Trump minimizou as preocupações com o fato de que seus apoiadores estavam portando armas de fogo em seu comício no dia 6 de janeiro de 2021, pouco antes da invasão do Capitólio norte-americano, e tentou pegar o volante de uma limusine do Serviço Secreto em uma tentativa fracassada de levá-la até o Capitólio, afirmou uma ex-assessora em depoimento nesta terça-feira.

Cassidy Hutchinson, assessora do ex-chefe de Gabinete da Casa Branca Mark Meadows, descreveu que apoiadores de Trump estavam armados com fuzis do tipo AR-15 e outras armas em seu depoimento nesta terça-feira ao Comitê Selecionado da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos.

Em vez disso, Trump expressou raiva com o Serviço Secreto, encarregado de proteger o presidente e que estava usando detectores de metal para manter pessoas armadas do lado de fora da área cercada onde o presidente fez um fervoroso discurso no qual repetiu as afirmações falsas de que o resultado das eleições de 2020 era fraudulento.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Tirem as m* dos detectores daqui. Eles não estão aqui para me machucar”, teria dito Trump naquela manhã, segundo Hutchinson, em referência aos manifestantes armados.

Os detectores de metal estão em prédios do governo norte-americanos e em eventos externos em Washington para proteger autoridades e turistas.

Após o comício, afirmou Hutchinson em seu depoimento, Trump discutiu com agentes do Serviço Secreto que se recusaram a levá-lo até o Capitólio enquanto seus apoiadores invadiam o edifício histórico.

Continua depois da publicidade

“Eu sou a p* do presidente. Me levem até o Capitólio agora”, afirmou Trump irado, segundo Hutchinson. Ela acrescentou que Trump tentou, a partir do banco de trás do carro, agarrar o volante do veículo presidencial altamente blindado, conhecido como “A Fera”.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.