Trump anuncia que irá suspender financiamento dos EUA à OMS

Presidente disse que irá reavaliar o "papel da agência na severa má administração" da pandemia do novo coronavírus

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O governo de Donald Trump irá suspender o financiamento dos Estados Unidos para a Organização Mundial de Saúde (OMS) para avaliar o “papel da agência na severa má administração” da pandemia do novo coronavírus, anunciou o presidente nesta terça-feira (14).

Ele critica a resposta da agência internacional ao surto, dizendo que “uma das decisões mais perigosas e caras da OMS foi sua decisão desastrosa de se opor às restrições de viagens da China e de outras nações”.

“Felizmente, eu não estava convencido e suspendi as viagens da China, salvando um número incontável de vidas”, disse ele em coletiva. Ainda segundo Trump, a OMS tem problemas “do tipo que ninguém acreditaria”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Por enquanto, redirecionaremos a saúde global e trabalharemos diretamente com outras pessoas. Toda a ajuda que enviarmos será discutida em cartas muito, muito poderosas e com grupos muito poderosos e influentes e grupos inteligentes”, afirmou.

O presidente americano já havia criticado a OMS na semana passada, ameaçando este corte de verba, dizendo que a agência poderia ter alertado antes sobre o surto.

Além disso, ele tem criticado a organização dizendo que ela tem apoiado muito a China enquanto tem criticado exageradamente os EUA.

Continua depois da publicidade

Trump afirma que desde dezembro do ano passado já existiam “informações críveis” de que o vírus seria transmissível de uma pessoa para outra, mas que a OMS desprezou a gravidade da ameaça.

“A OMS aceitou de bom grado as garantias da China, e de bom grado defendeu as ações do governo chinês elogiando a China por sua assim chamada transparência. Acho que não”, disse.

Vale lembrar, porém, que o próprio presidente americano foi duramente criticado por demorar em tomar medidas de isolamento para conter o vírus, mesmo após o surgimento dos primeiros casos no país.

Como se tornar um trader consistente? Aprenda em um curso gratuito os set-ups do Giba, analista técnico da XP, para operar na Bolsa de Valores!

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.