Críticas

Trump anuncia que irá suspender financiamento dos EUA à OMS

Presidente disse que irá reavaliar o "papel da agência na severa má administração" da pandemia do novo coronavírus

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O governo de Donald Trump irá suspender o financiamento dos Estados Unidos para a Organização Mundial de Saúde (OMS) para avaliar o “papel da agência na severa má administração” da pandemia do novo coronavírus, anunciou o presidente nesta terça-feira (14).

Ele critica a resposta da agência internacional ao surto, dizendo que “uma das decisões mais perigosas e caras da OMS foi sua decisão desastrosa de se opor às restrições de viagens da China e de outras nações”.

“Felizmente, eu não estava convencido e suspendi as viagens da China, salvando um número incontável de vidas”, disse ele em coletiva. Ainda segundo Trump, a OMS tem problemas “do tipo que ninguém acreditaria”.

Aprenda a investir na bolsa

“Por enquanto, redirecionaremos a saúde global e trabalharemos diretamente com outras pessoas. Toda a ajuda que enviarmos será discutida em cartas muito, muito poderosas e com grupos muito poderosos e influentes e grupos inteligentes”, afirmou.

O presidente americano já havia criticado a OMS na semana passada, ameaçando este corte de verba, dizendo que a agência poderia ter alertado antes sobre o surto.

Além disso, ele tem criticado a organização dizendo que ela tem apoiado muito a China enquanto tem criticado exageradamente os EUA.

Trump afirma que desde dezembro do ano passado já existiam “informações críveis” de que o vírus seria transmissível de uma pessoa para outra, mas que a OMS desprezou a gravidade da ameaça.

“A OMS aceitou de bom grado as garantias da China, e de bom grado defendeu as ações do governo chinês elogiando a China por sua assim chamada transparência. Acho que não”, disse.

Vale lembrar, porém, que o próprio presidente americano foi duramente criticado por demorar em tomar medidas de isolamento para conter o vírus, mesmo após o surgimento dos primeiros casos no país.

PUBLICIDADE

Como se tornar um trader consistente? Aprenda em um curso gratuito os set-ups do Giba, analista técnico da XP, para operar na Bolsa de Valores!