Transporte marítimo global registra maiores ganhos desde 2008

A bonança é concentrada no transporte de contêineres - onde as taxas batem novos recordes, mas não se limita ao segmento

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) — A indústria de transporte marítimo global registra sua melhor fase desde 2008, pois a combinação de demanda crescente por produtos e colapso da cadeia de suprimentos sob o peso da Covid-19 eleva ainda mais os preços do frete.

Quer se trate de navios porta-contêineres gigantes, graneleiros com milhares de toneladas de carvão ou embarcações especializadas para transportar carros e caminhões, os lucros estão em alta.

Com a frota mercante transportando cerca de 80% do comércio mundial, os ganhos atingem todos os segmentos da economia. O boom de 2008 trouxe uma enorme onda de novos pedidos de navios, mas a expansão foi rapidamente desfeita pelo colapso da demanda, quando a crise financeira desencadeou a mais profunda recessão global em décadas.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As causas desse boom são duplas. Primeiro, a reabertura econômica após os lockdowns, que impulsionou a demanda por bens e matérias-primas. Paralelamente, o coronavírus continua a causar problemas nas cadeais de suprimento, congestionando portos e atrasando navios. Tudo isso limita o número de embarcações disponíveis para transportar mercadorias pelos oceanos. E trouxe grandes ganhos para o setor de transporte marítimo nos últimos meses.

A bonança é concentrada no transporte de contêineres – onde as taxas batem novos recordes, mas não se limita ao segmento. O setor de transporte marítimo registra os maiores ganhos diários desde 2008, de acordo com a Clarkson Research Services, parte da maior corretora de navios do mundo. Os únicos lanterninhas são os mercados de petroleiros e gás, onde pressões de baixa estão em jogo.

“Não tenho certeza se a tempestade perfeita explica, é simplesmente espetacular”, disse Peter Sand, analista-chefe de transporte da Bimco.

Continua depois da publicidade

O transporte de contêineres continua sendo a estrela. Agora o custo para transportar uma caixa de aço de 12 metros da China para a Europa é de US$ 14.287. O valor representa aumento de mais de 500% em relação ao ano anterior e eleva o custo de transporte de tudo, como brinquedos, bicicletas e café.

Conheça o plano de ação da XP para você transformar os desafios de 2022 em oportunidades de investimento.