Balança comercial do Japão tem superávit de US$ 2,37 bilhões em março

As exportações em março cresceram 7,3%, no quarto mês seguido de alta, mas que os 7% de crescimento esperados pelos analistas; as importações recuaram 4,9%, ante projeção de queda de 5,1%.

Roberto de Lira

Rua de comércio no Japão Japão (Foto: Colton Jones/Unsplash)

Publicidade

A balança comercial do Japão teve um superávit de superávit de 366,5 bilhões de ienes (o equivalente a US$ 2,37 bilhões) em março, em comparação com um déficit de 377 bilhões de ienes em fevereiro, informou ou Ministério das Finanças do país. O dado também veio acima da previsão de saldo de 299,9 bilhões de ienes feita por analistas, segundo a Reuters.

As exportações em março cresceram 7,3%, no quarto mês seguido de alta, mas que os 7% de crescimento esperados pelos analistas. Já as importações recuaram 4,9%, ante projeção de queda de 5,1%.

“Sinto que o crescimento das exportações em março se deveu em grande parte ao fator moeda. As exportações não são tão fortes”, disse ao jornal The Japan Times Yayoi Sakanaka, economista sênior da Mizuho Research & Technologies. “Os semicondutores estão se recuperando, mas ainda não em termos de volume”, detalhou.

Continua depois da publicidade

(Com Reuters)