Dados da região

Taxa de desemprego da zona do euro cai a 7% em dezembro; PMI industrial sobe, mas fica abaixo da prévia

A taxa de desemprego ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam taxa de 7,2%.

Por  Equipe InfoMoney -

A taxa de desemprego da zona do euro caiu de 7,1% em novembro de 2021 para 7% em dezembro, segundo dados com ajustes sazonais divulgados nesta terça-feira, dia 1º, pela agência oficial de estatísticas da União Europeia, a Eurostat.

O resultado de dezembro ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam taxa de 7,2%.

O dado de novembro foi revisado para baixo, de 7,2% originalmente. A Eurostat estima que havia 11,481 milhões de desempregados na zona do euro em dezembro do ano passado. Em relação a novembro, o número de pessoas sem emprego na região teve queda de 185 mil.

PMI

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da zona do euro subiu de 58 em dezembro para 58,7 em janeiro, atingindo o maior nível desde agosto do ano passado, de acordo com pesquisa final divulgada nesta terça-feira pela IHS Markit.

A leitura definitiva, porém, ficou abaixo da estimativa preliminar de janeiro e da previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de 59 em ambos os casos. De qualquer forma, o avanço acima da marca de 50 mostra que a manufatura no bloco se expandiu em ritmo mais forte no mês passado.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.

Compartilhe