Talibã anuncia novo governo com liderança de Mohammad Hasan

Porta-voz disse que problemas de segurança "foram resolvidos"

ANSA Brasil

(Shutterstock)

Publicidade

(ANSA) – O grupo fundamentalista islâmico Talibã anunciou os nomes do novo governo provisório do Afeganistão na terça-feira (7), sendo que o mulá Mohammad Hasan Akhund será o primeiro-ministro.

Hasan foi o líder afegão durante o primeiro regime do grupo, entre 1996 e 2001, conhecido por ter reprimido intensamente os direitos humanos, especialmente, impondo restrições contra as mulheres.

Além disso, ele está na lista de “terroristas ou associados a terroristas” das Nações Unidas por conta do período que atuou como conselheiro de outro líder talibã, Mullah Omar. Já o “número 2” do novo governo será o mulá Abdul Ghani Baradar, um dos fundadores do grupo e negociador dos extremistas com os Estados Unidos nas reuniões de Doha, no Catar.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Um dos filhos de Omar, mulá Yaqoub, será o ministro da Defesa, e Serajuddin Haqqani será o titular da pasta do Interior. Este último é líder de uma rede de milícias talibãs consideradas próximas aos terroristas da Al Qaeda e é procurado pelo FBI com uma recompensa de US$ 5 milhões.

Para as Relações Exteriores, o Talibã indicou outro membro da equipe de negociação com os EUA, Amir Khan Muttaqui, que também participou do primeiro governo do grupo.

Na coletiva de imprensa, o porta-voz Zabihullah Mujahid afirmou ainda que os problemas de segurança “foram resolvidos” e que esse novo governo deverá “enfrentar os problemas mais imediatos, como o combate à pobreza”. O Talibã voltou ao poder no dia 15 de agosto, após a conquista de Cabul.

Continua depois da publicidade

Para entender como operar na bolsa através da análise técnica, inscreva-se no curso gratuito A Hora da Ação, com André Moraes.