SP anuncia novas etapas de vacinação e horário ampliado para comércios e serviços

Depois de terminar a vacinação de pessoas com comorbidades e deficiências, governo estadual vacinará quem tem entre 55 e 59 anos de idade

Mariana Fonseca

(Rodrigo Paiva/Getty Images)

Publicidade

SÃO PAULO – O governo de São Paulo anunciou mais etapas de vacinação contra a Covid-19 e maior permissão para o funcionamento dos comércios e serviços no estado.

Em coletiva realizada nesta quarta-feira (19) no Palácio dos Bandeirantes, o governo estadual detalhou o cronograma para término da vacinação de pessoas com comorbidades e deficiências e para retomada da vacinação por faixas etárias, voltando às pessoas que têm de 55 a 59 anos de idade.

O governo estadual também anunciou novas fases do Plano São Paulo, criado para regulamentar o funcionamento de comércio e serviços no estado durante a pandemia. A ampliação das atividades começa no dia 24 de maio, e será ainda maior a partir de 1º de junho.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mais etapas de vacinação contra Covid-19

João Doria (PSDB), governador de São Paulo, afirmou que o estado pretende terminar a vacinação de pessoas com comorbidades e deficiências contra Covid-19 até junho. Regiane de Paula, coordenadora de controle de doenças da secretaria de estado da saúde de São Paulo, ressaltou que o Ministério da Saúde precisará cumprir o calendário de entrega de vacinas, porém.

No dia 21 de maio, será a vez de vacinar pessoas com comorbidades que tenham entre 45 e 49 anos de idade. Pessoas com deficiência permanente na mesma faixa etária serão imunizadas contra Covid-19 no mesmo dia. No dia 28 de maio, serão vacinadas as pessoas com 40 a 44 anos de idade com comorbidades e deficiências.

A vacinação por faixa etária será retomada em 1º de julho, quando serão vacinadas pessoas que tenham entre 55 e 59 anos de idade. Essa etapa de vacinação deve durar entre o dia 1º e o dia 20 de julho. De 21 a 31 de julho, será a vez dos profissionais da educação entre 18 a 46 anos de idade. Segundo Doria, o plano é retomar aulas no segundo semestre deste ano.

Continua depois da publicidade

São Paulo acumula 3.129.421 casos de Covid-19, e 105.852 óbitos pela doença. A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) teve leve alta no estado e na capital na comparação entre as semanas epidemiológicas. No estado, a taxa de ocupação encontra-se em 79%. São 10.129 pessoas internadas em UTIs. Na Grande São Paulo, a taxa chegou a 76,9%.

Dados consolidados da 19ª semana epidemiológica mostraram alta no total de casos, de 11,06%. Jean Gorinchteyn, secretário estadual da Saúde, creditou a expansão de casos a uma política de testagem mais ampla. Houve leve alta de 2,6% no número de internações, e queda de 10% no número total de óbitos em relação à 18ª semana epidemiológica.

Segundo o Vacinômetro, contagem oficial de doses aplicadas pelo governo do estado, 14,4 milhões de doses foram aplicadas em São Paulo. 9,5 milhões delas foram de primeira dose, enquanto 4,9 milhões de pessoas já receberam também a segunda dose. Os dados foram coletados às 13h10 desta quarta-feira.

Continua depois da publicidade

Plano São Paulo: nova fase em 1º de junho

O Plano de São Paulo foi criado pelo governo estadual para regulamentar o funcionamento de estabelecimentos comerciais durante a pandemia de Covid-19. O plano dividiu o estado em fases progressivas de abertura: Vermelha, Laranja, Amarela e Verde. A Fase de Transição surgiu como uma etapa intermediária entre a Fase Vermelha e a Fase Laranja do Plano São Paulo.

A Fase de Transição do Plano São Paulo começou no dia 17 de abril. Nela, atividades comerciais e religiosas e também serviços gerais – como restaurantes, salões de beleza, atividades culturais e academias – funcionam entre 6h e 21h todos os dias da semana. Porém, todos os estabelecimentos devem seguir protocolos sanitárias e receber no máximo 30% da sua capacidade total. O toque de recolher acontece entre 21h e 6h.

Patrícia Ellen, secretária estadual de desenvolvimento econômico do governo de São Paulo, afirma que a partir do dia 24 de maio os estabelecimentos poderão subir sua capacidade total para 40%. A fase de transição terminará no dia 31 de maio.

Publicidade

Em 1º de junho, começa uma nova fase do Plano São Paulo. Haverá ampliação de horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais. As atividades poderão operar entre 6h e 22h todos os dias da semana, e a capacidade foi ampliada para 60%. O toque de recolher será mudado para o período entre 22h e 5h.

Aprenda a identificar os produtos financeiros para blindar seu patrimônio contra o “Risco Brasil”. Inscreva-se no curso gratuito.

Tópicos relacionados

Mariana Fonseca

Subeditora do InfoMoney, escreve e edita matérias sobre empreendedorismo, gestão e inovação. Coapresentadora do podcast e dos vídeos da marca Do Zero Ao Topo.