Sistema tributário atual trava o crescimento da economia do País, diz Maia

Presidente da Câmara ressalta que simplificação do sistema tributário poderá atrair investimentos e será fundamental para retomada da economia

Estadão Conteúdo

Rodrigo Maia (Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados)

Publicidade

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ressaltou nesta quinta-feira (16), que o sistema tributário atual trava o crescimento do País e, por isso, é “urgente e necessária” uma reforma. O presidente da Casa participou de debate sobre o assunto conduzido pela comissão especial da Câmara.

Maia citou que o País tem no teto de gastos um “grande limitador”. Segundo ele, mesmo que haja receita, não há espaço para ampliar o gasto público no próximo ano. Por esse motivo, ele considera a reforma tributária a mais importante de todas as mudanças estruturais, apesar de não ser algo simples, segundo ele.

“Se nós acreditarmos, faremos a reforma tributária que o Brasil precisa”, disse Maia.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ele ressaltou que uma simplificação do sistema tributário poderá atrair mais investimentos estrangeiros e será fundamental para retomada da economia no pós-pandemia. “Sabemos que os empregos estão sendo perdidos e esse é o melhor caminho”, opinou. “Temos pouco para estar feliz com tantas vidas e empregos perdidos por conta da pandemia. Mas fico feliz que estamos retomando esse debate”, declarou.

Apesar de tomar a frente do debate, Maia sinalizou que espera a colaboração do Senado e do governo para a construção da reforma. “Quero desejar sorte. Torcer para que o Senado venha junto conosco. Aqui não é uma questão de forçar, pressionar. A nossa pressão não é nossa, a pressão é da sociedade em relação ao parlamento”, afirmou.

Reforma administrativa

Continua depois da publicidade

Maia voltou a defender nesta quinta a necessidade de realizar uma reforma administrativa para tratar da qualidade do gasto público. “Temos que fazer reforma que valorize o servidor público que produziu e trabalhou melhor porque não vamos ter espaço para aumentar o tamanho do Estado brasileiro”, disse.

Tópicos relacionados