Jerome Powell

Seria erro mudar política monetária de forma prematura, avalia presidente do Fed

“Nossas projeções apontam que preços baixarão com abertura plena da economia”, afirmou Jerome Powell em fala na Câmara dos Representantes

Por  Estadão Conteúdo -

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou que “francamente, seria um erro mudar a política monetária de forma prematura” ao ser questionado na Câmara dos Representantes como ele avalia a inflação temporária. “Nossas projeções apontam que preços baixarão com abertura plena da economia.

Se a inflação e as expectativas de inflação subirem muito de forma longa, adotaremos nossos instrumentos para trazê-la de volta a 2%.”

Inflação

Powell afirmou que se a alta de preços ocorre de uma vez só, a instituição não reage com mudanças na política monetária. “Há hoje uma tempestade perfeita na economia com alta demanda e baixa oferta, mas ela vai passar. Os preços voltarão a baixar.”

Em depoimento na Câmara dos Representantes, Powell disse que as expectativas de inflação são “muito importantes”. “Elas caíram com o surgimento da pandemia e subiram de forma coerente com o arcabouço de política monetária. Mas se as expectativas de inflação subirem de forma substancial por longo tempo, nós vamos agir.”

O presidente do Fed também destacou que investimentos públicos são positivos para elevar o crescimento potencial do país e elevar o bem estar da população.

Emprego

O presidente do Federal Reserve afirmou que “em 6 meses, muitas pessoas voltarão a trabalhar e os salários avançarão” nos EUA. Ele fez o comentário em depoimento que ocorre agora na Câmara dos Representantes em Washington.

Na mesma audiência, o dirigente já havia afirmado que uma das condições para elevar a taxa básica de juros é o país estar perto do pleno emprego.

Quer entender o que é o mercado financeiro? Assista à série gratuita “Carreira no Mercado Financeiro” e conheça o setor da economia que paga os melhores salários de 2021.

Compartilhe