Muitos riscos no radar

Sem vacina, recuperação econômica global pode passar de “V” para “U” e para “W”, diz Roubini

O presidente-executivo da Roubini Macro Associates também destacou que a recuperação de Wall Street não significa que a economia real esteja se restaurando

Aprenda a investir na bolsa

(Bloomberg) – A economia global enfrenta o risco de uma recuperação lenta ou mesmo de outra queda ao longo do caminho, a menos que uma vacina seja encontrada, de acordo com Nouriel Roubini.

Na Bloomberg Television nesta sexta-feira, Roubini previu que a forma da recuperação, que alguns previram ser V, “está se tornando um U e o U pode se tornar um W, se não encontrarmos uma vacina e não tivermos estímulo suficiente”.

O presidente-executivo da Roubini Macro Associates também destacou que a recuperação de Wall Street não significa que a economia real esteja se restaurando.

Aprenda a investir na bolsa

Um recente ressurgimento de casos de coronavírus em todo o mundo tem dificultado a recuperação observada quando os lockdowns terminaram. Medidores de alta frequência monitorados pela Bloomberg Economics indicam que a recuperação da atividade econômica desacelerou nos países desenvolvidos e até mesmo voltou atrás em alguns países europeus.

Roubini, que advertiu em 2006 que o mercado imobiliário nos Estados Unidos logo entraria em colapso, destacou que um novo surto de Covid-19 na Europa também pode significar outra onda de desemprego. Ainda assim, os trabalhadores europeus têm políticas muito melhores de proteção de seus empregos em comparação aos EUA, disse ele.

“O sistema europeu de maior coesão social oferece melhores resultados econômicos do que o dos Estados Unidos, que é apenas o capitalismo do Velho Oeste”, disse Roubini a Tom Keene e Francine Lacqua, da Bloomberg. “É por isso que a taxa de desemprego quase não subiu na Alemanha ou mesmo na Itália, enquanto nos EUA tivemos uma taxa de desemprego de dois dígitos e, na verdade, ainda pior, considerando o subemprego e assim por diante.”

Newsletter InfoMoney – Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.