Sem casos de vírus, El Salvador proíbe entrada de estrangeiros

Governos da China aos EUA foram acusados de terem sido muito lentos em impedir que a doença se espalhasse

Bloomberg

(Crédito: NIAID-RML)

Publicidade

(Bloomberg) — O governo de El Salvador decidiu impor um dos controles mais rígidos do mundo para conter a propagação do novo coronavírus, mesmo sem um único caso confirmado da doença no país.

Governos da China aos EUA foram acusados de terem sido muito lentos em impedir que a doença se espalhasse. O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, disse que não quer cometer o mesmo erro.

“Quanto a Itália daria para estar em nossa posição e poder declarar quarentena antes de ter milhares de casos?”, disse Bukele na quarta-feira em discurso à nação. “Estamos diante de uma pandemia com uma incrível virulência, provavelmente nunca vista antes.”

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O presidente disse que as medidas envolvem a proibição de visitantes ao país em todos os portos de entrada que não sejam residentes ou diplomatas. Salvadorenhos ou residentes que retornam a El Salvador devem ficar em quarentena por 30 dias. As escolas ficarão fechadas por 21 dias, embora importações e exportações sejam permitidas e as pessoas possam ir trabalhar. O decreto tem duração de 21 dias.

Bukele, de 38 anos, disse que, no entanto, existe grande probabilidade de o vírus chegar ao país, caso já não tenha chegado sem ser detectado. O dano econômico causado pelos controles será menor do que o provocado pela contaminação generalizada da população, disse.

Os controles “podem parecer estranhos agora, mas, nos próximos dias, muitos outros países replicarão nossas medidas”, afirmou.

Continua depois da publicidade

Proteja seu patrimônio com bons investimentos. Abra uma conta gratuita na XP.