Atualização

São Paulo confirma reabertura de bares, restaurantes e salões na 2ª; academias e eventos terão volta antecipada

Máscaras e protocolos seguem obrigatórios

São Paulo - coronavírus
Passageira usa máscara no Aeroporto de Congonhas (SP) em meio à pandemia de coronavírus (Foto: Rebeca Figueiredo Amorim/Getty Images)

SÃO PAULO – A prefeitura de São Paulo confirmou que bares, restaurantes e salões de beleza poderão reabrir na próxima segunda-feira (6), desde que sigam os protocolos de segurança. Além disso, o governo do estado antecipou a fase na qual academias de ginástica, cinemas, teatros e espaços de eventos poderão reabrir na cidade de São Paulo. Os anúncios foram feitos em uma entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes nesta sexta (3).

Como já havia sido anunciado anteriormente, a quarentena no estado segue até 14 de julho, no minimo. Além disso, a cidade de São Paulo e região metropolitana foram confirmadas na fase 3 do Plano São Paulo (amarela), que permite maior flexibilização da quarentena.

Shoppings, imobiliárias e escritórios, que já estavam funcionando, poderão a partir de segunda-feira (6) ampliar o horário de funcionamento de quatro para seis horas na cidade de São Paulo. Covas afirmou que a prefeitura vai iniciar as conversas com a Vigilância Sanitária do município para a fiscalização de academias e atividades culturais.

Fase amarela

PUBLICIDADE

Durante os últimos sete dias, a reabertura de bares, restaurantes e salões de beleza foi avaliada na capital paulista. Para que eles voltassem a funcionar na próxima segunda (6), a cidade de São Paulo deveria ter menos de 60% de ocupação dos leitos de UTI específicas para Covid. Segundo o prefeito Bruno Covas, a taxa atualmente está em 55%.

“Por isso, a retomada do setores está liberada a partir da próxima segunda-feira na capital e região metropolitana. A capital do estado seguiu por sete dias consecutivos na fase amarela”, disse.

Nessa etapa, o comércio de rua, shopping centers e salões de beleza estão liberados para funcionar com horário reduzido e 40% da capacidade. Concessionárias, atividades imobiliárias e escritórios também estão permitidos a operar normalmente.

Bares, restaurantes e similares também poderão abrir, mas com restrições: os estabelecimentos poderão funcionar com 40% da capacidade, por seis horas diárias, no máximo até às 17h. As regras de funcionamento também exigem ambientes ventilados, uso obrigatório de máscaras e adoção de protocolos geral e específico para o setor.

Salões de beleza também deverão seguir as mesmas regras, incluindo, por exemplo, agendamento de horários e distanciamento social enquanto os serviços estiverem funcionando.

Segundo Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico do estado, as academias poderão funcionar da maneira tradicional apenas na fase verde (4 do plano). Por isso, nessa etapa vigente (amarela e 3 do plano), o que foi validado pelo centro de contingência do estado é a  ocupação máxima de 30%, funcionamento máximo de seis horas e somente atividades individuais.

PUBLICIDADE

“Além da adoção de protocolos, como a limpeza intensificada de equipamentos. Também fica definida a restrição do uso de vestiários, sendo liberados apenas os banheiros”, diz Ellen.

No caso das atividades culturais e eventos, o início não acontece na próxima segunda feira. A previsão é de retomada para esses setores é 27 de julho. Ellen afirma que eventos com público sentado, como teatro e cinema, poderão funcionar com capacidade máxima de 40%, por seis horas e até 17h.

“Serão necessárias a compra antecipada online, horários pré-agendados, suspensão de alimentos e bebidas dentro e controle de acesso. Esse tipo de setor funcionará apenas após quatro semanas de estabilidade da fase amarela”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico.

Para todos os setores o uso de máscaras e adoção de protocolos serão obrigatórios.

Eventos com pessoas em pé, como shows, estarão permitidos apenas na fase verde (4 do plano). “Essa categoria tem previsão de volta em 12 de outubro, após quatro semanas de estabilidade da fase verde. Só poderão operar com ocupação máxima de 60%, protocolos de segurança, compra antecipada, assentos marcados, horários pré-agendados, controle de pessoas e acesso”, disse Ellen.

Na cidade de São Paulo, são 163.186 casos de coronavírus confirmados e 7.418 óbitos, segundo dados da prefeitura.

Fase laranja

O governo de São Paulo fez uma atualização das regras da fase laranja (a etapa 3 do plano). Patrícia Ellen afirmou que os serviços autorizados a operar parcialmente nessa etapa, por quatro horas todos os dias, como concessionárias, atividades imobiliárias e escritórios, terão a opção de funcionar por seis horas em quatro dias da semana.

“Então, poderão escolher entre abrir todos os dias por quatro horas ou quatro dias da semana por seis horas. Isso vale para regiões que estão na fase laranja como Barretos e São José do Rio Preto”, disse Ellen.

Cenário

PUBLICIDADE

João Doria, governador do estado, garantiu a continuidade da quarentena homogênea. “Seguimos as recomendações da medicina e reiteramos que para quem pode ficar em casa, que assim continue. Quem tiver que sair pelo trabalho, sempre usando máscaras. O início da redução da curva na capital está sendo observada e estamos administrando o aumento de casos no interior”, diz.

Patrícia Ellen afirmou que a capacidade hospitalar em São Paulo é atualmente de 64,5%, com ocupação média de 20,2 leitos a cada 100 mil habitantes. “Além disso, estamos acompanhando um decréscimo nos óbitos: queda de 17% no últimos sete dias, comparados com os sete dias anteriores”, diz Ellen.

A região de Campinas, no interior do estado, voltou para o estado de alerta, a fase vermelha (1 do plano), devido ao crescimento na taxa de ocupação de leitos.

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.