Regra volta ao normal

Rodízio de SP volta ao esquema tradicional a partir desta segunda-feira

Prefeito Bruno Covas afirmou que medida mais restritiva não surtiu o efeito esperado

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A partir desta segunda-feira (18), o rodízio tradicional volta a vigorar na cidade de São Paulo, segundo anunciou o prefeito Bruno Covas.

Assim, a cada dia da semana, determinados finais de placas não podem circular no centro expandido da cidade das 7h às 10h e depois das 17h às 20h.

Segundo Covas, a prefeitura voltou atrás em relação ao rodízio mais restritivo, que vigorou entre segunda-feira (11) e domingo (17), porque ele não surtiu o efeito esperado no índice de isolamento da cidade.

A regra previa que veículos com placas de final par só poderiam rodar em dias da semana pares, e veículos com final ímpar, nos dias ímpares. A medida valia para toda a cidade, todos os dias da semana e 24 horas por dia

Aprenda a investir na bolsa

“Não tem sentido a gente exigir esse esforço sobrenatural das pessoas se, do ponto de vista prático, a única razão para qual o rodízio (ampliado) foi feito, que é aumentar o isolamento social, não foi cumprida. Continuamos abaixo dos 50%”, afirmou Covas em coletiva online neste domingo (17).

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostrou que o isolamento foi de 48% na cidade de São Paulo neste sábado (16).

O estado vem apresentando taxas abaixo dos 50%, sendo que a meta esperada pelo governo é 60% e o número ideal é 70%, a fim de evitar um colapso do sistema de saúde.

Veja as regras tradicionais do rodízio na cidade:

Dias da semanasPlacas que não podem circular 
Segunda-feirafinal de placa 1 e 2
Terça-feirafinal de placa 3 e 4
Quarta-feirafinal de placa 5 e 6
Quinta-feirafinal de placa 7 e 8
Sexta-feirafinal de placa 9 e 0
Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.