Recessão não irá impedir Fed de elevar juros nos EUA, afirma dirigente

Loretta Mester disse hoje que a inflação está "inaceitavelmente alta" e que o foco do Fed é a estabilidade de preços; país está em recessão técnica

Estadão Conteúdo

Publicidade

A presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Cleveland, Loretta Mester, afirmou que a recessão não irá impedir o BC dos Estados Unidos de continuar elevando juros. “Só vamos parar quando atingirmos a meta. Faremos o que for possível para garantir a estabilidade de preços”, destacou, durante evento da própria instituição.

Nesta quinta-feira (29), o Departamento do Comércio dos EUA divulgou que O Produto Interno Bruto do país teve queda anualizada de 0,6% no segundo trimestre de 2022. Como o PIB americano já havia encolhido 1,6% no primeiro trimestre, a maior economia global entrou em “recessão técnica”.

Loretta Mester comentou que não há indícios até agora de que o aperto do BC está prejudicando o sistema financeiro e as instituições.

Continua depois da publicidade

Ela defendeu que, diante de uma inflação alta, é mais importante garantir que a autoridade monetária faça o suficiente. “A inflação está inaceitavelmente alta nos EUA, e o foco atual do Fed é a estabilidade de preços”, ressaltou.

Ela disse ainda que o Fed chegou a subestimar a persistência e a magnitude da inflação, ao assumir que ela fosse transitória.