Todo o estado

Quarentena é estendida até 31 de maio em São Paulo

Doria fez um pronunciamento em que disse que "o medo é o maior inimigo da economia"

João Doria
(Valter Campanato/Agência Brasil) João Doria
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta sexta (8) a prorrogação da quarentena no estado até o dia 31 de maio. Havia a expectativa de início de relaxamento em parte dos municípios a partir do dia 11.

Doria, fez um pronunciamento sobre o Dia das Mães antes de anunciar a prorrogação, e disse que “o medo é o maior inimigo da economia” e que a quarentena está “surtindo efeitos”. Segundo os estudos do governo, foram poupadas 40 mil vidas em virtude das medidas de isolamento frente ao que se esperava sem providência alguma.

“Estamos todos atravessando o pior momento dessa pandemia, só não reconhecem aqueles que estão cegos pelo ódio ou cegos pela ambição pessoal”, disse o governador, antes de classificar esse momento como “o mais triste da história deste país” e acrescentar que ele “vai passar”, mas que, para isso, “temos que ficar em casa” e pedir compreensão pela decisão.

Os representantes do governo voltaram a dizer que a taxa de isolamento tem que ser entre 55% e 70%, caso contrário, esperam “problemas no atendimento” médico, de acordo com o secretário da saúde, José Henrique Germann.

Aprenda a investir na bolsa

Um conselho econômico formado por economistas como Ana Carla Abrão, Alexandre Schwartsman e Pérsio Arida, segue estudando o relaxamento do isolamento de forma faseada, regionalizada e setorial. Ana Carla voltou a falar sobre o plano, informando que haverá fases de reabertura baseadas nos indicadores de saúde e que há um trabalho para definir protocolos de higiene, distanciamento, comunicação e monitoramento das condições dos estabelecimentos que forem reabertos.

Rodízio

Na capital, começa na segunda-feira (11) um sistema diferenciado de rodízio para estimular que as pessoas fiquem em casa. Os veículos poderão circular dia sim, dia não, de acordo com a placa: números ímpares (terminadas em 1, 3, 5, 7, 9) poderão circular em dias ímpares e pares(0, 2, 4, 6, 8), em dias pares.

O rodízio vale para as 24h do dia, todos os dias da semana, em vez do sistema de horários de pico implementado para o rodízio regular, e em todas as regiões da cidade (antes, valia apenas para o centro expandido). A exceção são os meses com 31 dias: não haverá rodízio em 31 de maio, segundo a Prefeitura.

Estão livres do rodízio profissionais de saúde, taxistas e veículos que já tinham isenção, como os de portadores de deficiência física. Motoristas de aplicativos deverão seguir as regras e circular apenas em dias alternados.

Máscaras

Desde quinta-feira (7) o uso de máscaras é obrigatório em lugares públicos em todos os 645 municípios de São Paulo, com fiscalização das prefeituras.

O decreto estadual prevê punição que vai de advertência à detenção por um ano, além de multa de R$ 276 a até R$ 276 mil. A Prefeitura ressaltou que não multa pessoas físicas – apenas estabelecimentos comerciais.

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

PUBLICIDADE