Primeiro arcabouço de open banking será divulgado em breve, diz presidente do BC

Monopólio de dados é a última grande barreira dos grandes bancos para a entrada de novos players no sistema financeiro do Brasil

Estadão Conteúdo

(Shutterstock)

Publicidade

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta sexta-feira, 11, que o primeiro arcabouço regulatório do open banking, que permitirá o compartilhamento de informações de clientes entre os players do setor, está pronto e será divulgado em breve.

“O open banking será uma grande forma de diversificar o monopólio de dados que os bancos possuem hoje”, avaliou ele, durante o Fórum de Investimentos Brasil 2019.

O monopólio de dados, na visão do presidente do BC, é a última grande barreira dos grandes bancos para a entrada de novos players no sistema financeiro do Brasil.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outras defesas que os bancos tinham, como por exemplo ter uma plataforma fechada e a rede de agências bancárias, já caíram por terra, conforme ele.

O balanço dos grandes bancos, segundo Campos Neto, ainda é uma fortaleza dessas instituições, uma vez que as mesmas podem se alavancar por meio dele.

“Nesse sentido, o sistema financeiro vai crescer e os grandes bancos terão uma fatia menor de um bolo maior”, projetou o presidente do BC.

Continua depois da publicidade

De acordo com ele, o sistema financeiro passa por uma fase marcada por desburocratização, desmonetização, democratização e desintermediação. O resultado desse processo, conforme Campos Neto, será um sistema “mais inclusivo e barato”.

Invista seu dinheiro para realizar seus maiores sonhos. Abra uma conta na XP – é de graça.