Presidente do Fed de St. Louis defende corte gradual de estímulo

Autoridades do BC americano avaliam ritmo de retirada do apoio da política monetária à economia em meio à reabertura pós-pandemia

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) – O presidente do Federal Reserve de St. Louis, James Bullard, disse que o banco central dos Estados Unidos cumpriu a meta de alcançar “progresso substancial” tanto em termos de inflação quanto de emprego e defendeu que as autoridades de política monetária tomem medidas para a redução dos estímulos.

“Acho que estamos em uma situação em que podemos reduzir”, as compras de ativos, disse Bullard em entrevista à Bloomberg Television na quinta-feira. “Não queremos abalar os mercados nem nada, mas acho que é hora de encerrar essas medidas de emergência.”

Autoridades do Fed avaliam o ritmo de retirada do apoio da política monetária à economia em meio à reabertura depois das restrições da pandemia.

Continua depois da publicidade

Os preços ao consumidor registraram forte alta impulsionados por gargalos na oferta, mas o banco central pediu paciência.

O presidente do Fed, Jerome Powell, disse na quarta-feira que a recuperação econômica dos EUA ainda não avançou o suficiente para começar a reduzir o ritmo mensal de compras de ativos de US$ 120 bilhões.

“No mercado de trabalho, acho que fizemos progresso substancial”, disse Bullard, citando o termo que autoridades de política monetária têm usado como referência para a redução gradual do estímulo.

O Comitê Federal de Mercado Aberto se reunirá de 27 a 28 de julho para discutir as perspectivas econômicas e planos sobre o momento apropriado para reduzir as compras de ativos.

O comitê deseja conseguir “progresso substancial” em inflação e emprego antes de iniciar a redução.

“A pandemia está bem controlada aqui”, disse Bullard. “Temos gargalos e escassez em todos os lugares.”

Empresas dos EUA criaram 850 mil empregos no mês passado, o maior número desde agosto. Ao mesmo tempo, a escassez de mão de obra continua a causar problemas para algumas companhias, e o número de pessoas empregadas ainda está quase 7 milhões abaixo do nível pré-pandemia.

Nesse contexto, o índice de preços ao consumidor em junho subiu no ritmo mais rápido desde 2008, com alta de 5,4% em comparação com o ano anterior.

Autoridades do Fed argumentam que o aumento se deve em grande parte a fatores transitórios associados a gargalos na cadeia de suprimentos e à reabertura de segmentos de serviços com o controle da pandemia.

Quer entender o que é o mercado financeiro? Assista à série gratuita “Carreira no Mercado Financeiro” e conheça o setor da economia que paga os melhores salários de 2021.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.