Preços de importação e exportação na Alemanha mantém desaceleração

Na comparação mensal, em janeiro os preços de importação caíram 1,2% e os de exportação recuaram 0,8%

Roberto de Lira

Publicidade

Os preços de importação e de exportação na Alemanha mostraram queda em janeiro em relação a dezembro, mas ainda se mostraram mais fortes do que em janeiro de 2022, informou nesta terça-feira o Destatis, o escritório de estatísticas do país. Na comparação mensal, os preços de importação caíram 1,2% e os de exportação recuaram 0,8%, mas na anual cresceram 6,6% e 7,8%, respectivamente.

Mesmo com o aumento anual, houve desaceleração. Em novembro a variação de preços de importação estava em 14,5% e em dezembro tinha ficado em 12,6%. No caso da exportação, os preços estavam 11,6% mais altos em novembro e 10,6% maiores em dezembro.

Os preços de importação continuam a ser puxados pelos valores dos bens de consumo (+8,8%), sobretudo bens de consumo os não duráveis (+9,2%), enquanto os bens intermédios subiram +4,7%.

Continua depois da publicidade

Já na exportação, o destaque de alta permanece entre bens intermediários, que estavam f9,4% mais altos em janeiro de 2023 do que janeiro de 2022. Na comparação mensal, a alta foi de 0,8%.