Preços ao produtor (PPI) caem 7,9% na Alemanha em novembro ante 2022

O principal motivo para a descida do PPI face ao mesmo mês do ano passado foi a queda dos preços da energia, que ficaram 21,4% mais baixos que no mesmo mês do ano passado

Roberto de Lira

Bandeira da Alemanha (Foto: Getty Images)

Publicidade

O índice de preços ao produtor na Alemanha (PPI, na sigla em inglês), apresentou queda de 7,9% em novembro em termos anualizados na comparação com os preços de outubro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (20) pelo Destatis, o departamento nacional de estatísticas. A deflação desacelerou, após queda de 24,7% em setembro e recuo de 11,0% em outubro

Na comparação mensal, os preços ao produtor caíram 0,5% em novembro de 2023 em relação ao mês anterior, após recuo de 0,1% em outubro.

O principal motivo para a descida do PPI face ao mesmo mês do ano passado foi a queda dos preços da energia, que estavam sofrendo em 2022 os efeitos da invasão da Rússia na Ucrânia. A energia ficou 21,4% mais barata em novembro de 2023 do que no mesmo mês do ano passado. Ante outubro, os preços da energia caíram 1,4%.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Excluindo a energia, os preços ao produtor foram 0,3% superiores aos de novembro de 2022 e caíram ligeiramente (0,1%) em relação a outubro de 2023.

Os preços dos bens intermediários, por sua vez, foram 4,1% mais baixos em novembro do que no ano anterior. Em relação a outubro, caíram 0,2%.

A inflação dos bens de consumo subiu 3,7% novembro ante o mesmo mês de 2022 e permaneceu inalterada na comparação com outubro de 2023.