Preço das casas no Reino Unido mantém tendência e cai 0,4% em outubro

A taxa anual ainda aponta para alta, de 8,3%, mas perdeu força ante a evolução de 9,8% verificada um mês antes

Roberto de Lira

Publicidade

Os preços das casas no Reino Unido continuaram a apresentar tendência de queda em outubro, com retração de 0,4% no mês passado. Em setembro, a queda mensal foi de 0,1%. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (7) pela empesa Halifax Mortgajes. A taxa anual ainda aponta para alta, de 8,3%, mas perdeu força ante a evolução de 9,8% verificada um mês antes.

O preço médio de uma propriedade típica noo Reino Unido era de 292,6 mil libras em outubro (cerca de US$ 334,5 mil), abaixo das £ 293,6 mil em setembro (US$ 335,7 mil). A empresa disse que há uma tendência de desaceleração semelhante na Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales.

Segundo Kim Kinnaird, diretor da Halifax Mortgages, os preços médios das casas tiveram a terceira queda nos últimos quatro meses e a última foi a mais acentuada desde fevereiro de 2021.

Continua depois da publicidade

“Embora fosse esperada uma desaceleração pós-pandemia, não há dúvida de que o mercado imobiliário recebeu um choque significativo como resultado do mini-orçamento que viu uma aceleração repentina nos aumentos das taxas de hipoteca”, disse Kinnaird, se referindo ao desastroso plano fiscal que culminou com a demissão da primeira-ministra Liz Truss.