Powell se reuniu com Trump na Casa Branca, diz Fed

A reunião foi realizada a convite de Trump, disse o comunicado

Reuters

Presidente dos EUA, Donald Trump, observa o chair do Fed, Jerome Powell
02/11/2017
REUTERS/Carlos Barria
Presidente dos EUA, Donald Trump, observa o chair do Fed, Jerome Powell 02/11/2017 REUTERS/Carlos Barria

Publicidade

O chair do Federal Reserve, Jerome Powell, reuniu-se com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca nesta quinta-feira, para discutir questões econômicas, incluindo crescimento, emprego e inflação, informou o gabinete de Powell em um comunicado.

A reunião foi realizada a convite de Trump, disse o comunicado.

“O chair Powell não discutiu suas expectativas para a política monetária, exceto para enfatizar que a trajetória da política monetária dependerá inteiramente das informações econômicas recebidas e o que isso significa para as perspectivas”, informou o comunicado.

Aproveite a alta da Bolsa!

Anteriormente, Trump havia criticado repetidamente Powell — que ele indicou para o cargo durante seu primeiro mandato e que foi renomeado para um segundo mandato pelo presidente democrata Joe Biden. Trump havia afirmado que quer vê-lo fora do banco central.

“O chair Powell disse que ele e seus colegas do Fomc definirão a política monetária, conforme exigido por lei, para apoiar o emprego máximo e preços estáveis, e tomarão essas decisões com base apenas em análises cuidadosas, objetivas e apolíticas”, acrescentou o comunicado.

Trump, que havia atacado Powell pela decisão do Fed de não reduzir as taxas de juros, disse recentemente que não tem intenção de demiti-lo. Mas a possibilidade de uma demissão perturbou os mercados financeiros, que apostam na capacidade do Fed de fazer seu trabalho sem interferência política.

Continua depois da publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump disse ao chair do Federal Reserve, Jerome Powell, que ele está cometendo um “erro” ao não reduzir a taxa de juros, disse a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt.