PMI de serviços da China tem ligeiro recuo em abril, mas demanda externa é destaque

PMI calculado pelo Caixin caiu de 52,7 em março para 52,5 em abril; fluxo maior de turistas elevou demanda por serviços do setor no mês

Roberto de Lira

Fábrica na província chinesa de Shandong (Reuters/Siyi Liu)

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O índice de gerentes de compra (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços da China caiu de 52,7 em março para 52,5 em abril, de acordo a pesquisa sobre a atividade empresarial feita pelo Caixin Insight Group, em parceria com a S&P Global e divulgada nesta segunda-feira (6).

Embora ligeiramente mais fraco, o indicador permanece assim acima da linha neutra de 50,0, que separa a contração da expansão há 16 meses consecutivos.

Segundo a pesquisa, o volume de novos negócios também está no campo da expansão pelo décimo sexto mês consecutivo e os membros do painel atribuíram esse comportamento à melhoria das condições de demanda e ao alargamento das bases de clientes, apoiados nos esforços de desenvolvimento empresarial.

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Em linha com os novos negócios globais, a demanda externa por serviços da China também aumentou em abril. Os novos negócios de exportação cresceram ao ritmo mais rápido em dez meses.

Em comentário sobre o indicador, Wang Zhe, economista sênior do Caixin Insight Group, disse que a recuperação da economia global resultou num aumento no número de turistas que chegam à China.

“Isto ajudou a produzir uma tendência ascendente nas exportações de serviços, permitindo que o indicador correspondente permanecesse em território positivo pelo oitavo mês consecutivo e atingisse o nível mais elevado desde junho passado.”