PMI industrial dos EUA cai a 47,7 em novembro, revela leitura final do indicador

Índice sinalizou o primeiro declínio na saúde do setor manufatureiro desde junho de 2020, diz a S&P Global

Estadão Conteúdo

(Shutterstock)

Publicidade

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial dos EUA caiu de 50,4 em outubro para 47,7 em novembro, informou a S&P Global nesta quinta-feira (1). O índice principal sinalizou o primeiro declínio na saúde do setor manufatureiro desde junho de 2020, com as condições operacionais se deteriorando modestamente no geral.

A leitura definitiva de outubro ficou levemente acima da estimativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal e do dado preliminar, ambos de 47,6.

Segundo a S&P Global, a desaceleração foi impulsionada tanto por quedas na produção como nos novos pedidos. As condições de demanda enfraqueceram nos mercados interno e externo, pois os novos pedidos de exportação caíram ainda mais.

Continua depois da publicidade

Enquanto isso, o crescimento do emprego desacelerou à medida que a pressão sobre a capacidade diminuiu e os pedidos de trabalho em atraso diminuíram fortemente. Em uma nota mais positiva, as cadeias de suprimentos melhoraram pela primeira vez desde outubro de 2019, com as pressões de preços diminuindo como resultado da demanda reduzida por insumos das empresas. Já os custos de insumos subiram pela taxa mais lenta em dois anos.