PMI industrial do Reino Unido cai para a 46,2 em dezembro, abaixo da prévia, diz S&P Global

Segundo a pesquisa, os novos pedidos mantiveram a tendência de queda, tanto no mercado interno como nos principais mercados de exportação, especialmente na União Europeia

Estadão Conteúdo

Publicidade

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial do Reino Unido caiu de 47,2 em novembro para 46,2 em dezembro, segundo dados finais publicados nesta terça-feira (2) pela S&P Global, em parceria com a CIPS.

O resultado definitivo de dezembro ficou abaixo da estimativa preliminar e da previsão de analistas consultados pela FactSet, de 46,4 em ambos os casos. A leitura abaixo de 50 também indica que a atividade manufatureira britânica segue em contração.

Segundo Rob Dobson, diretor da S&P Global Market Intelligence, o cenário de demanda no Reino Unido permanece congelado, com os novos pedidos mantendo a tendência de queda, tanto no mercado interno como nos principais mercados de exportação, especialmente na União Europeia.

Continua depois da publicidade

Ele comentou em nota que a recessão atingiu a confiança dos fabricantes, que caiu para o seu nível mais baixo em um ano, e encorajou uma renovada cautela em termos de custos, com novos cortes nos níveis de estoques, compras e emprego.

“Com as preocupações sobre as altas taxas de juros e a crise do custo de vida prejudicando a demanda, as perspectivas para os fabricantes nos próximos meses permanecem decididamente sombrias”, afirmou.