PMI industrial do Japão fica estável em 48,9 em janeiro, diz S&P Global/Jibun Bnak

Indicador permaneceu abaixo do limite de 50,0 pelo terceiro mês consecutivo; criação líquida de empregos se manteve pelo 20° mês seguido

Publicidade

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do Japão se manteve estável em 48,9 entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, segundo pesquisa da S&P Global em parceria com o Jibun Bank divulgada nesta quarta-feira (1). O dado veio em linha com projeções de analistas.

O indicador permaneceu abaixo do limite neutro de 50,0 pelo terceiro mês consecutivo, mas a pesquisa sugere uma estabilização geral das condições de negócios do setor manufatureiro. As principais influências positivas no PMI vieram de cortes mais lentos na produção e uma queda menos acentuada em novos pedidos.

A novas encomendas diminuíram em patamar menor do que no final de 2022, enquanto a criação líquida de empregos se manteve pelo vigésimo segundo mês consecutivo.

Continua depois da publicidade

A inflação de insumos também diminuiu em janeiro, com os custos de combustível mais baixos ajudando a compensar a pressão sobre as despesas de matérias-primas e as contas de energia mais altas. Como resultado, os preços médios cobrados pelas empresas manufatureiras aumentaram no ritmo mais lento desde setembro de 2021.