PMI industrial da China se mantém no campo positivo pelo 3º mês seguido em janeiro

Foi a primei vez desde maio de 2021 que o indicador ficou por três meses consecutivos acima da linha de 50,0, patamar que separa a contração da expansão da atividade.

Roberto de Lira

Publicidade

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da China mostrou estabilidade e ficou em 50,8 em janeiro, o mesmo nível de dezembro, segundo pesquisa mensal divulgada nesta quinta-feira (1) pela S&P Global, em parceira com o Caixin Insight Group .

Embora sem apresentar melhora ante dezembro, foi a primei vez desde maio de 2021 que o indicador ficou por três meses seguidos acima da linha de 50,0, patamar que separa a contração da expansão da atividade.

Segundo a pesquisa, as empresas mencionaram frequentemente o aumento da produção devido às condições de mercado mais firmes e ao aumento das vendas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Wang Zhe, economista sênior do Caixin Insight Group, comentou em nota que tanto a oferta como a demanda se expandiram no mês. “O sentimento do mercado continuou a melhorar, com a produção industrial crescendo pela quinta vez nos últimos seis meses. O subíndice do total de novos pedidos permaneceu em território expansionista por seis meses consecutivos”, afirmou.

Ele ainda citou que a demanda externa aumentou ligeiramente, com as novas encomendas de exportação se expandindo pela primeira vez em sete meses.