PMI de serviços do Japão vai a 54,3 em abril, nível mais alto em oito meses

Com o dado de serviços, o índice de produção PMI composto do Japão – que considera também a atividade industrial - atingiu 52,3 em abril, acima dos 51,7 de março e do limite neutro de 50,0 pelo quarto mês consecutivo

Roberto de Lira

Restaurantes em Tóquio - 15/02/2024 (Reuters/Issei Kato)

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O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços do Japão avançou de 54,1 em março para 54,3 em abril, atingindo assim o maior nível em oito meses, conforme dados divulgados nesta terça-feira (7) pela S&P Global, em parceria com o Jibun Bank.

Segundo a pesquisa, a expansão da atividade empresarial no setor tem sido registrada em todos os meses desde setembro de 2022, com a expansão mais recente refletindo os gastos mais fortes das empresas e dos consumidores.

Com o dado de serviços, o índice de produção PMI composto do Japão – que considera também a atividade industrial – atingiu 52,3 em abril, acima dos 51,7 de março e do limite neutro de 50,0 pelo quarto mês consecutivo. Embora apenas sinalize uma taxa modesta de expansão, o último valor foi o mais elevado desde agosto de 2023.

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O forte crescimento na economia de serviços foi parcialmente compensado por outra redução na produção industrial.

O volume de novos negócios em serviços expandiu-se novamente em abril, com a taxa de crescimento acelerando para o nível mais rápido dos últimos dez meses. As carteiras de encomendas mais fortes refletiram ganhos robustos no setor serviços.

Os gerentes de compras entrevistados notaram uma melhoria das condições econômicas internas e a resiliência da demanda pelo clientes.

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As vendas para exportação também deram uma contribuição positiva para o crescimento global de novos negócios em abril, sendo o último aumento o mais forte dos últimos nove meses, enquanto várias empresas relataram um aumento nas vendas do turismo receptivo.