PMI de serviços do Japão em dezembro compensa queda do indicador industrial

Índice de gerentes de compras da atividade de serviços no Japão subiu de 50,8 em novembro para 52,0 em dezembro

Roberto de Lira

Japão (Colton Jones/Unsplash)

Publicidade

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) da atividade de serviços no Japão subiu de 50,8 em novembro para 52,0 em dezembro, segundo dados da pesquisa da S&P Global em parceria com o Jibun Bank divulgados na noite de quinta-feira (pelo horário de Brasília). Embora acima do patamar médio de 50,0, que separa expansão de contração, o avanço foi considerado modesto, uma vez que ficou abaixo da média observada ao longo de 2023.

Já atividade de manufatura, medida pelo PMI industrial, recou de 48,3 em novembro para 47,7 em dezembro, sinalizando a deterioração mais rápida nas condições dos negócios do setor em dez meses.

O PMI composto, que agrega os dados de serviços e indústria, se recuperou da queda em novembro e avanço de 49,6 para 50,4.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Annabel Fides, diretora da S&P Global Market Intelligence, comentou em nota que o desempenho global do setor privado japonês permaneceu moderado, especialmente quando comparado com as taxas de crescimento do início do ano, à medida que as condições de demanda esfriaram em meio a relatos de um ambiente econômico lento.