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O índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços da China subiu de 48,0 em dezembro para 52,9 em janeiro, conforme dados com ajustes sazonais divulgados pela S&P Global/Caixin. Isso sinalizou a primeira expansão da atividade do setor de serviços chinês em cinco meses.
O PMI composto, que agrega os índices de serviços e da indústria, avançou de 48,3 para 51,1 entre dezembro e janeiro e também atingiu o maior patamar desde agosto de 2022.
Segundo a pesquisa, as empresas no geral vincularam o aumento dos níveis de atividade à reversão das medidas de controle da pandemia em todo o país e à recuperação da demanda dos clientes.
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No entanto, a pandemia continuou a trazer impactos para as operações comerciais. As ausências de pessoal devido à doença contribuíram para uma ligeira queda no número de funcionários e um aumento mais forte nos atrasos no trabalho, por exemplo.
Os dados de preços mostraram que as pressões inflacionárias permaneceram relativamente baixas. Os custos de insumos aumentaram modestamente e os preços de produção tiveram altas marginais.
A confiança dos negócios se fortaleceu notavelmente no mês, com o relaxamento das medidas de contenção do covid-19, e isso também melhorou as expectativas de impulso à atividade no ano. Além disso, o nível de otimismo atingiu o ponto mais alto desde fevereiro de 2011.
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