PMI de serviços calculado pelo ISM avança para 56,5 em novembro, acima da estimativa

Atividade de negócios de não-manufatura no mês ficou acima da projeção de 53,1 do consenso Refinitv; foi o 30° mês de alta

Roberto de Lira

Publicidade

A índice de gerentes de compras (PMI, na siga em inglês) de serviços calculado pelo Institute for Supply Management (ISM) cresceu em novembro pelo 30° mês consecutivo, para 56,5, ou 2,1 pontos porcentuais a mais do que a leitura de outubro, de 54,4. A atividade de negócios de não-manufatura no mês ficou acima da projeção de 53,1 do consenso Refinitv.

O Índice de Atividade de Negócios registrou 64,7, um aumento substancial de 9 pontos porcentuais em comparação com os 55,7 em outubro. Já o índice de novos pedidos, de 56,0, é 0,5 ponto menor do que a leitura de outubro, de 56,5.

O índice de entregas de fornecedores recuou 2,4 pontos no mês, para 53,8 e o índice de Preços caiu 0,7 ponto em novembro, para 70,0. O índice de sentimento do estoque encolheu 2,2 pontos, para 44,2, a quarta contração mensal.

Continua depois da publicidade

O presidente do ISM, Anthony Nieves, comentou que as entregas dos fornecedores continuaram a diminuir, embora a um ritmo mais lento em novembro. “Com base nos comentários dos entrevistados, o aumento da capacidade e os prazos de entrega mais curtos resultaram em uma melhoria contínua na cadeia de suprimentos e no desempenho logístico. Um novo período fiscal e a temporada de férias contribuíram para uma atividade comercial mais forte e aumento do emprego”, explicou.