PMI composto da França cai a 49,0 e aponta desaceleração modesta da atividade

PMI de serviços cai de 49,5 em dezembro para 49,2 em janeiro, tocando a mínima em 22 meses; PMI industrial avança de 49,2 para 50,8

Roberto de Lira

Publicidade

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) composto da França em janeiro teve ligeira queda, para 49,0, dos 49,1 verificados em dezembro, informou nesta terça-feira (24) A S&P Global.  A prévia sinalizou um terceiro mês consecutivo de queda na atividade empresarial na economia do setor privado francês.

O PMI específico de serviços caiu de 49,5 em dezembro, para 49,2 em janeiro, tocando a mínima em 22 meses. O consenso Refinitiv aponta para 49,8. Já o PMI industrial avançou de 49,2 para 50,8, o mais alto em sete meses. Nesse caso, o consenso era mais baixo, de 49,6.

Segundo a S&P Global, os dados da pesquisa em janeiro sugerem que a desaceleração econômica da França continua modesta até agora. A expectativa de crescimento do emprego fortaleceu-se para um máximo de três meses e a confiança empresarial melhorou acentuadamente. Houve também um abrandamento da inflação de custos, embora os preços praticados tenham apresentado a maior alta desde outubro do ano passado.